segunda-feira, 15 de julho de 2013

Toma um conselho

“Se conselho fosse bom a gente não dava, vendia.”

QUE????

Sério, já fazem cerca de 26 anos que tento entender essa frase, e se posso confessar pra vocês, falhei em todas as N vezes. Eu não sei se existe um contexto no qual ela faça sentido, eu nem sei bem se to interpretando pelo lado correto, mas pra mim, definitivamente, é a frase mais esdrúxula que existe.

É lógico que da nossa vida sabemos nós, e é mais óbvio ainda que nessa mesma vida iremos receber inúmeros conselhos altamente furados e estapafúrdios, que se estivessem à venda, não compraríamos nem por 1 mero centavinho. O que acho que devemos ter sempre em mente é que conselho é bom SIM, mas:

1) Verdades sempre foram e sempre serão relativas;
2) Nem todo assunto deve ser tornado público, nem mesmo àqueles amigos de fé, irmãos camaradas.

Eu tenho quase certeza que 90% das minhas angústias não seriam dissolvidas nessa vida não fossem os conselhos que recebi. Aliás, até mesmo os conselhos mais tenebrosos tiveram um papel essencial de aprendizado. E, se me permitem, mando um beijo especial à minha terapeuta, que há 4 bem aproveitados anos vem me dando os melhores e mais bem guardados destes pedaços de sabedoria.
Imagem: reprodução

É bom ser aconselhado sobre o lugar novo para onde você está indo viajar pela primeira vez, é bom
ser aconselhado sobre os melhores pratos daquele restaurante, é ótimo receber aquele conselho maroto sobre o sabor mais gostoso do sorvete daquela sorveteria. E quando é sobre relacionamento? Vixe, como é confortante ser aconselhado sobre o que fazer no momento da crise, como é tudo de bom receber conselhos do sexo alheio sobre o que é bom fazer na hora H, como é especial receber um conselho sobre como amenizar a saudade.

Entendam: o conselho SEMPRE será dado, até mesmo quando você não pedir. A diferença é o que cada um faz com o que ouve. Pra quem recebe os conselhos, a minha dica é que saiba exatamente para quem você os pede, e tenha o coração aberto para ouvir todo e qualquer tipo de opinião. Aos que dão, o meu apelo é que NUNCA, sob nenhuma circunstância, imponha o que você venha a dizer, e que NUNCA, sob nenhuma circunstância, julgue aquele que o seu conselho não seguir.

Mas lembrem-se: isso aqui são apenas CONSELHOS, e se conselho fosse bom eu não dava... OPS! Mentira, dava sim. Porque conselho É bom.

(Dona Oncinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário