terça-feira, 19 de julho de 2011

Desabafos mais tensos

O bom de ter um blog é que, mesmo que ele tenha um tema, você pode usar ele pra fazer todo e qualquer tipo de desabafo. Afinal, ele é seu mesmo, né?! Quem não quiser, que não leia! Ainda tenho a vantagem de que poucas (quase zero) pessoas me lêem, então tô na paz pra reclamar a la vonté!

O problema atual na minha vida é um só: emprego. Mentira, não é um só, eu ADORO criar problemas pra minha vida (porque na boa? Metade dos nossos problemas nem existem, a gente que os cria), mas o que mais me incomoda é esse. Eu frequento uma psicóloga uma vez por semana (comecei a frequentar devido a um problema "grave" que me acometeu, mas hoje me adianta pra muitos outros probleminhas) e há um bom tempo, eu diria que cerca de 1 ano, que quase toda semana o meu assunto é trabalho.

Insatisfação com o chefe, insegurança, falta de motivação, dúvidas em relação à carreira, excesso de estresse por muito pouco... E sabe o que mais me impressiona? É que 60% (se não mais) das pessoas que conheço estão passando pelo mesmo problema! Alguns amam o trabalho, mas odeiam as condições e benefícios. Outros odeiam, mas até que não paga tão mal. Ainda tem aqueles que nem gostam, nem desgostam, o que torna tudo neutro demais pro ritmo dessa vida louca.

O que será que tá acontecendo com o mundo? Eu acho muito difícil de compreender esse paradoxo tão grande. Hoje em dia temos TANTAS opções, que às vezes nos falta opção. Deu pra entender? Não muito, né? Pois é, nem eu entendo!

Imagem: reprodução
A gente ganhou muito com a internet. A internet criou milhões de novos campos de atuação, um leque de novas oportunidades, temos acesso à TUDO e a TODOS e NO MUNDO INTEIRO. Mas às vezes me perco nessa imensidão...

São tantos novos cursos, novas carreiras, novos gaps a serem preenchidos... E por que tem tanta gente insatisfeita? O índice de desemprego caiu, o poder aquisitivo aumentou. Pessoas que nunca tinham dirigido um carro hoje já realizam até viagens de avião. Tem gente até comprando viagem pra ir pro espaço e eu to aqui, já me sentindo fora de órbita sem nem precisar gastar milhões de dinheiros.

Eu sempre achei que a gente entra pro mercado de trabalho um pouco imaturo, despreparado. Escolher a carreira que pretende seguir pro resto da vida aos 16, 17 anos é, no mínimo, prematuro. Eu escolhi o Jornalismo por intuição e paixão pelos atributos da comunicação, mas será que se tivesse sido racional pras questões práticas da vida eu teria escolhido o mesmo caminho? Talvez sim. Talvez não. Mas, definitivamente, se fosse uns 2 ou 3 anos mais tarde, teria sido muito mais bem avaliado.

Eu sei que ainda existe um longo caminho pela frente, mas a ideia de fracassar me aterroriza. Em um mundo tão moderno e que nos oferece tantas facilidades, me parece tudo muito complexo nessa época em que a gente vive. Por que, hein? É difícil arranjar namorado, é difícil se firmar na carreira, é difícil ter privacidade, é difícil fazer amigos verdadeiros... Desistir? Não. Mas talvez tentar fazer diferente. Só não sei por onde começar...

** Recomendo a leitura deste texto aqui da Eliane Brum **

Um comentário: